Faça Tráfego Pago e Venda Ainda Hoje16 minutos de leitura

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Quando estamos iniciando no marketing digital nos deparamos com muitas dúvidas e para cada dúvida existem muitas respostas, pois estamos falando de internet e nela existem infinitas visões, opiniões e etc.

Agora vamos ao ponto e citar as plataformas onde você pode gerar tráfego através do tráfego pago e quais a característica de cada ferramenta, quais as mais usadas, quando utilizar uma ou outra, quanto investir inicialmente, como otimizar, como é visto a prática no mercado, é normal? não é? Definitivamente um passo a passo para que você entenda em completamente.

Seu objetivo é vender


Quero vender. Essa é a primeira coisa que passa na sua cabeça e o caminho mais rápido para que isso aconteça é sim, com tráfego pago, o famoso tráfego direto que falam por aí. Vamos entender a partir de agora absolutamente tudo que você precisa para dar o Start no seu negócio.

O que é tráfego pago?


É a arte de levar pessoas através de anúncios pagos, que primeiramente impactam e fazer a pessoa clicar, levando-a para o lugar que você deseja, muito comum ser a página de produto. Resumindo esse início de jornada: É tirar a pessoa do ponto A para o B.

Ponto A

As pessoas estão pesquisando ou só navegando nas Redes Sociais. Se você fez uma boa segmentação o seu público vai se deparar com o seu anúncio e se ele estiver adequadamente com todos os requisitos para chamar a atenção, isso vai acontecer em segundos e o seu público vai clicar no anúncio. No Ponto A é isso que você precisa, fazer com que as pessoas tenham um interesse suficiente para dar um clique e ir para o Ponto B.

Ponto B

Legal! A pessoa teve interesse e agora o seu vendedor (Landing Page ou Página de Produto) precisa fazer o trabalho. Essas páginas tem uma estrutura pensada para converter, para levar do ponto B para o C se assim ficar mais claro. Uma boa página de produto ou Landing Page tem todas as informações do que você vende seja em: Descrições bem distribuídas, Vídeos e Fotos Demonstrativas, quebrando assim, todas as objeções possíveis.

Quais são os tipos de tráfego? 

É o meio de comprar a atenção das pessoas. Vamos ver a partir de agora, algumas das possibilidades mais comuns de tráfego.

Tráfego Pago 

Aquele que é considerado direto, aquele que você investe para ter instantaneamente tráfego onde você quiser. Ele é Totalmente controlável se você conhecer e souber o que esta fazendo. Os requisitos para ter sucesso são: Chame a atenção no ponto A com uma oferta clara, garanta a venda no Ponto B.

Tráfego Orgânico

É aquele tráfego mais trabalhoso, que é construído com uma série de requisitos definidos pelo Google e é também o mais concorrido pois todo mundo deseja levar tráfego para o seu e-commerce ou páginas de graça né? SEO é o caminho para que isso aconteça, mas se constrói apenas com o tempo e sabedoria.

Tráfego de Influencers

Aquele que usa o poder da influência de uma pessoa famosa na região, a nível brasil para conquistar mais vendas. Utilizado em qualquer nicho, mas com muita força na moda. É o tipo de budget que precisa estar presente, definido no planejamento, sendo assim mais um aliado na busca por mais tráfego e consequentemente vendas.

Tráfego de Referência

É o tráfego vindo de uma indicação. Digamos que muitas blog te indicam para tal serviço, para compra de tal produto e nisso, elas colocam em seus domínios a sua URL, com isso, muitas pessoas vindas destes lugares começam a chegar no seus serviços ou produtos. É comum acontecer quando se está trabalhando muito com estratégias de SEO, como Linkbuilding (backlinks).


Tráfego Social

Todo e qualquer tráfego que vem das redes sociais. Você possuí conta no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e Tiktok, certo? Se não tem, deveria. Estaremos sempre onde as pessoas estão ou melhor, onde o nosso público está. As pessoas clicam no seu link da bio, ou influenciadas por uma publicação contendo uma call action = chamada para ação e geram tráfego no seu blog, e-commerce, seja lá o que for.

Quais são os tipos de Estratégia?

Existe muitas e muitas estratégias sendo testadas a todo o momento e vamos citar aqui somente as de base, que são de obrigação utilizar e mesmo assim muitos

Fazer Conteúdo 

Se cria conteúdo para duas coisas, para SEO e para mostrar que você é competente, que você é presente, existe dentro do mercado e desta forma criar/passar confiança, credibilidade, segurança.

Você prefere comprar algo de quem você conhece ou de um total desconhecido? Pois então. Criar conteúdo é isso, não é fácil, é um projeto a longo prazo mas te consolida com uma referência muito mais rápido.

Ads (Tráfego Pago) 

O meio de chegar até as pessoas num piscar de olhos, da noite para o dia, seja lá como chamar no seu estado. Você compra atenção através de anúncios de grande impacto e recebe visitas. No tráfego direto a pessoa muitas vezes não te conhece, portanto, a sua página de produto (landing page) precisa estar muito perto da perfeição. Se você ter conteúdo, seja um blog, um Canal no Youtube, um Instagram muito bem atualizado, começa a ficar mais perto do ideal.

E-mail Marketing

Ao fazer um grande de SEO ou Tráfego Pago você recebe muitos contatos nos seus pontos de conversão, em uma newsletter, em um formulário de captura ou em um troca por algum conteúdo rico. Com o tempo você cria uma base de pessoas que entram por e-mail e você deve ter uma ferramenta para alimentar esse público. De tempos em tempos é preciso fazer ações, disparando e-mails, isso precisa ser frequente e no seu tempo.

Programas de afiliados 

Você quer abrir essa opção e sim ela é viável desde que você lucre com isso, desde que a conta feche. É mais comum ver isso em infoprodutos, mas existem em todos os mercados do digital e pode ser sim uma fonte de tráfego boa, não a melhor, mas boa, que ajuda.

As Principais Ferramentas de Tráfego Pago Hoje do Mercado

Conheça agora as principais ferramentas que te possibilitam criar uma conta hoje, completar o seu cadastro e começar agora no tráfego pago.

Facebook Ads e Instagram Ads 

Uma das principais do mercado digital, é usada com muita mas muita força no mercado digital. Sua principal característica é vendas por impulso, produtos que chama a atenção como de moda, tecnologia entre outras.

E-commerce, Serviços, Negócios Locais e Infoprodutores, se você tem um negócio, é possível usar o tráfego pago do Tio Mark a seu favor e aumentar o seu movimento e consequentemente o seu faturamento.

Falando no Tio Mark Zuckerberg a pouco tempo, anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, então se você estiver começando agora, não se assuste com mudanças visuais, mas, de acordo com o próprio, a mudança é apenas no nome mesmo.

A rede do Google é gigantesca e sim existem muitas opções para os queridos anunciantes e paga começar também é fácil mas exige conhecimento de mercado. Sua característica é vendas por Necessidade, tudo acontece através de uma procura e se você procura é porque realmente você precisa de algo = Necessita.

Campanhas de Pesquisa, de Display, Google Shopping, Discovery e de Youtube Ads fazem você ter mais tráfego.

E-commerce, Serviços, Negócios Locais e Infoprodutores, definitivamente todos os negócios precisa começar hoje, quebrar a cabeça hoje, estudar hoje e logo, no amanhã fará parte da elite, as pessoas que vendem todos os dias MUITO através do Google Ads.


Taboola

É uma plataforma de tráfego pago diferente das apresentadas acima. Tem como principal característica, vender por meio de conteúdo. Sabe quando você está lendo alguns portais de notícia e lá embaixo sempre tem algum recomendações em forma de artigo? Então, este é o Taboola.

E desta forma a plataforma conquista muitos usuários, podendo controlar totalmente os seus investimentos e seus retornos, como de costume. É preciso conhecer o seu público, saber se ele consome conteúdo, qual conteúdo, segmentar da melhor forma e começar os testes.

Taboola e Outbrain que será abordado logo, são chamados de “Native Ads”, publicidade nativa. mas porque? Porque ela é uma publicidade em forma de conteúdo, não é explícito que é um anúncio, não existe nada que diga “ads” ou “patrocinado”, essa publicidade é misturada com conteúdos comuns e por isso se encaixa na publicidade nativa, diferentemente de Facebook Ads e Google Ads.


OutBrain

É uma plataforma de tráfego pago Native Ads, possui os mesmo moldes do Taboola, impactando através de recomendações de artigos, de uma forma muito similar a página, aumentando assim o seu desempenho.

A grande diferença do Taboola está na aceitação, não é qualquer anúncio que será aprovado, ele precisa estar de acordo com as políticas da empresa, sendo assim, o seu anúncio passa por um filtro as vezes sendo bloqueado mesmo antes de ter sido criado, enquanto no Taboola os próprios usuários deve comunicar algo ruim para só depois disso o anúncio entrar em revisão.

A plataforma Outbrain, conta com grandes parceiros, sendo grandes portais de notícia no mundo e grandes anunciantes, veja alguns Portais:

  • Exame
  • O globo
  • IG
  • Omelete
  • Baixaqui
  • Tecmundo
  • R7
  • Folha de São Paulo
  • Terra

Imagine quanto tráfego existe diariamente nesses grandes portais, agora imagina a possibilidade de tráfego que você pode gerar se fizer um ótimo anúncio.


Tiktok Ads 

Nascido a pouco tempo, o tráfego pago do Tiktok vem crescendo a cada dia, assim como o seu número de usuários que já cota com a marca de mais baixado dos últimos tempos e o que de fato isso quer dizer? Quer dizer que logo teremos uma migração de usuários de TODAS as idades e estilos para o Tiktok.

Atualizações de um mercado que nunca vai morrer, tudo se adapta e você também precisa abrir a mente e usar, testar qualquer tipo de ferramenta que pode lhe trazer tráfego e vendas, se atualize, assim como o mercado se atualiza.

O público hoje é mais jovem, mas como dito antes, é uma plataforma que veio para ficar e ganhar mais e mais usuários.

Como ter sucesso no Tráfego Pago?

É impossível ter sucesso sem conhecer ou saber o seu objetivo dentro das plataformas e as suas métricas principais de acompanhamento, portanto agora vamos aos pontos que te fazem ser um ótimo gestor de suas campanhas.

Qual é Seu objetivo?

Objetivos de Campanhas do Facebook Ads

Para melhor explicação, vamos seguir os moldes do Facebook Ads e Instagram Ads. Vamos imaginar um funil, com a sua primeira etapa o reconhecimento, na segunda etapa a consideração e a terceira etapa a conversão.

Reconhecimento

Quando falamos de reconhecimento de marca, estamos falando diretamente de branding e tudo que a sua marca faz, se envolve, se posiciona entre outras coisas. Neste objetivo estamos lidando com um momento de início de funil, onde as pessoas vão se deparar com a sua marca fazendo algo legal, não é necessariamente uma oferta, porque esse público não tem a consciência de que precisa da tua solução.

Essas são os principais objetivos dentro de reconhecimento:

  • Reconhecimento de marca
  • Alcance

Consideração

Neste nível, já estamos no meio do funil, que é onde o público já conhece a sua marca, e considera, começa a definir de que precisa da tua solução em serviço, produto ou seja lá o que for. Estes são os objetivos mais comuns:

  • Tráfego
  • Engajamento
  • Instalações de aplicativos
  • visualizações de vídeo
  • Geração de cadastro
  • Mensagens

Conversão

Chegamos ao fundo do funil, que é onde rolam todas ofertas, visto que, já aquecemos o seu público com reconhecimento, logo consideração e uma oferta impactante para vendas muito.

Os objetivos mais comuns, são:

  • Conversões
  • Vendas do catálogo
  • Tráfego no estabelecimento


Qual é o público que quer impactar? 

Quero vender para todo mundo! Calma lá jovem, neste aspecto é de grande importância saber exatamente quem é o seu público comprador. Aquele que busca por sua solução.

Ao investir em publicidade online, todas as plataformas te dão a possibilidade de segmentar muito bem para quem aquele anúncio matador que você está fazendo, vai aparecer.

Caso precise escalar as suas vendas, comece abrir um pouco mais esse seu público segmentado, isso depois de ter otimizado bem a sua conta e o seu pixel no Facebook Ads.

Mapa da empatia

Uma das opções para conhecer melhor o seu público alvo antes mesmo de ir criando anúncios online, é fazer o Mapa da empatia, conhece? Com ele você chega mais perto do seu público através de 6 perguntas chaves, que são elas:

  • O que o público Vê?
  • O que o público Ouve?
  • … Pensa e Sente?
  • … Fala e faz?
  • Quais são as dores?
  • Quais são suas necessidades?

Através dessa ferramenta, você constrói uma pessoa muito próxima daquela que precisa dos teus serviços ou produto.

Google Analytics

O próprio Google já tem uma ferramenta gratuita para análise total do seu mundo digital, trata-se do Google Analytics, nela é possível ter informações ricas do público que acessa seu site ou compra de você.

Falamos muito sobre essa ferramenta no artigo, portanto, utilize este meio para obter o máximo de informações para ser assertivo, minimizar o investimento e maximizar os ganhos.

Quais são as principais métricas a observar?

O que você observa vai depender do teu objetivo de campanha, se quer vendas, faz campanha com objetivo de conversão e olha a métrica de visualização de vídeo, não faz muito sentido, não é a métrica principal a ser analisada e sim: CTR, CPC, CPM, Conversões e ROAS.

Vejamos abaixo, as principais métricas para conversões, um dos objetivos mais utilizados para ter um resultado mais rápido.

CTR

Você precisa ter no mínimo 1%, este é o considerável, quanto mais melhor. O que essa métrica nos diz exatamente?

Se tem um CTR de 1% quer dizer que de cada 100 impressões, você teve um clique.
Se tem um CTR de 2% quer dizer que de cada 100 impressões, você teve 2 cliques.

Bons anúncios, que levam o status de anúncios saudáveis, tem 1% acima de CTR, portanto, fique atento a essa métrica, é a métrica para medir o impacto do teu anúncio.


CPC

Seu custo por clique tem que estar abaixo de 1 centavo. É uma média boa para você saber se está indo bem ou mal nesta métrica. Assim o facebook executa a cobrança por cada anúncio, o cálculo é custo total investido dividido pelo o número de cliques.


CPA

Essa é a uma das principais métricas para o seu negócio. Quanto custa um cliente para você? É exatamente essa métrica que irá te responder. O cálculo é Total investido divido pelo número de conversões.

Quando já definida a oferta principal do seu negócio, você precisa ter esse número, desta forma saberá entender e agir quando estiver atingindo o valor certo ou errado por cliente.

CONVERSÕES

Chegamos por fim na métrica que todo mundo gosta, conversões = vendas. Sem elas com certeza você entenderá que precisa fazer mais, ajustar mais, otimizar mais.


RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROAS)

Vender é bom mas já experimentou vender com um ROAS acima de 10? é uma sensação incrível. O cálculo é fácil:

Investiu = R$ 100 reais e voltou R$ 1000 = ROAS de 10

É só fazer Investimento total dividido pelo Valor total de reais de conversões (vendas), desta forma terá o ROAS, algo super importante de se analisar em todo decorrer das campanhas.

Qual é a Mentalidade (Mindset)

Sua cabeça tem que ser boa em todo o momento, existem avanços a serem feitos, é um trabalho analítico e de execução, é preciso ter calma e estômago, lidar com dinheiro não é algo fácil.

Ter consistência é a uma das chaves para o sucesso, quando o Ponto A está ok, o Ponto B precisa de ajustes e ainda assim tem gente que não entende, tem gente que não trabalha, não otimiza, só quer vender e ter sucesso mas não faz por onde e desta forma fica extremamente complicado de chegar.

Para quem começa….

Ter o equilíbrio entre estudos e execução me parece estar perto da perfeição neste começo. Se dedique ao máximo, estude muito com cursos específicos, em outras palavras, coloque em prática, nada supera essa combinação.

Para quem Já faz…. 

Seja consistente, melhore todo o mês, pratique novas estratégias e busque mesclar a suas origens de tráfego, com um montante de origens você ganha mais força, mais tráfego, mais vendas, portanto, diversifique mas não faça algo meia boca, faça o melhor na sua principal e depois comece a dar o melhor em outra.

Resumo Campeão

Uma grande empresa nos tempos atuais, investe em todas as possibilidade s de tráfego, dividindo o orçamento entre as mais rentáveis no momento para empresa. Para entender qual é a melhor para você sugiro que você teste e depois comesse a definir o seu orçamento.

A única coisa que é impossível de se pensar é NÃO TRABALHAR COM TRAFEGO PAGO. Os teus concorrentes vão trabalhar pode ter certeza e você vai ficar para trás? É o que vai acontecer caso você optar por um outro caminho.

Serviço de Ads

Quer ajuda com as suas campanhas? Começar a investir? Otimizar? Podemos ajudar. Entre em contato agora mesmo!



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