Google Ads, a Sua Próxima Máquina de Vendas7 minutos de leitura

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Conhecendo o Google Ads

É mais uma ferramenta do Google porém, é uma ferramenta que se pode comparar com uma máquina de fazer dinheiro. Sim, é uma mina de ouro, portanto é preciso entender por completo como funciona essa mídia e se ela é para você! Existem algumas características para que entenda de uma vez se o seu negócio/ produto vende mais por Google ou Facebook Ads.

A Hora Certa de Começar


Sabe quando você precisa vender muito na internet? Então, este é o momento certo de começar a buscar informações do Google Ads e demais mídias.

Aquela Dúvida Mortal: Google Ads ou Facebook Ads

Uma das Primeiras coisas que nos deparamos no mercado são as possibilidades de tráfego pago como: Taboola, Google, Facebook TikTok, Outbrain e Etc. Muitas vezes não temos ou dinheiro ou tempo para testar tudo de uma vez e acabamos focando em uma só, que é o mais certo. Vamos falar e esclarecer apenas as duas mais utilizadas: Google e Facebook.

Se o seu produto for uma necessidade = Use o Google.
Se o seu produto for de impulso = Use o Facebook Ads.

Essa é a regra. Digamos que você tem uma empresa que fabrica chuveiros, obviamente que é uma necessidade, até existem chuveiros que tocam musica e fazem luzes que poderiam entrar em uma compra por impulso, que é geralmente quando vimso algo na internet e falamos/pensamos: “Uau, eu quero isso”.

Então seguimos o Google, nesta caso.

Os Primeiros Passos dentro do Google Ads

Para utilizar é muito fácil. Basta você fazer um cadastro rápido no site do Google ads e pronto, logo, terá que preencher tudo sobre a sua empresa, mas fique tranquilo é totalmente seguro.

Assim como os códigos de acompanhamento, vamos gerar também um arquivo xml na sua plataforma de e-commerce e criar uma outra, só que agora no Google Merchant.

Ao concluir o cadastro, é preciso fazer a inclusão de um código de conversão no seu site, para que quando o cliente comprar através de uma anúncio do Google ads e apareça no dashboard informações como: O número de venda e valor da venda, entre outros, estes dados são exatamente o que você precisa saber para entender o seu sucesso. O planejamento vem sem seguida, não só de execução as cegas vive o homem, portanto vamos sim, levantar as palavras chaves através do planejador de palavras chaves, uma ferramenta que o próprio Google Ads disponibiliza.

Quando ter todo o planejamento, partimos para a criação das campanhas. E Qual Campanha, pois temso diversos tipo de campanha e diversos objetivos de campanha. Para um E-commerce: Shopping e Pesquisa é uma boa pedida.

Quais Os Principais Tipos de Campanha para Google Ads

É muito importante saber o conceito por trás de todos os tipos de campanha para criar o anúncio da melhor forma. Uma coisa é quando você tem a ideia clara de como aquela campanha que você está fazendo vai aparecer para o cliente, quando não tem essa ideia, você cria por vontade e por pura execução, mas não necessariamente entende o comportamento de cada usuário e local que aparecem os anúncios.

Pesquisa

Este é mais fácil de compreender pois todos nós, incluindo você, já fez, ou faz pesquisas constantes na pesquisa do Google. Como cozinhar tal coisa, como fazer aquilo ou isso… São Pesquisas… Essa é a Rede de Pesquisa. Neste tipo de campanha existem 2 opções: Pesquisa Padrão e a Pesquisa Dinâmica.

Palavras Chaves (Pesquisa Comum)

Nesta opção é preciso fazer todo o levantamento de todas as palavras chaves e claro se quiser criar grupo de anúncios para cada nível, podendo ficar nesta estrutura:

CAMPANHA 1
GRUPO DE ANÚNCIOS 1
ANÚNCIO 1

Vou fazer um exemplo mais real agora, vamos dizer que trabalho com Toalhas…. Ficaria mais um menos assim:
Nível 1: A Nível de Campanha | Nível 2: A Nível de Conjunto/grupo de Anúncios | Nível 3: A Nível de Anúncio.


TOALHAS
TOALHA DE BANHO
ANUNCIO DEDICADO A TOALHA DE BANHO
TOALHA DE PISO
ANUNCIO DEDICADO A TOALHA DE PISO.

No Nível de Campanha defino o orçamento e o Google Ads entrega o orçamento sempre para o grupo de anúncios com mais resultado, portanto desta forma ficaria melhor dividido e sempre perígo de ter todas as palavras misturadas. Bagunçando o orçamento.

Sem falar que provavelmente você vai ter um CTR maior pois o anúncio fala/diz exclusivamente de toalha de banho, ele é focado nessa solução/produto.

DSA – Dynamic Search Ads (Dinâmica)

Diferente campanha padrão de Pesquisa explicada acima, nesta você não precisa fazer o levantamento de palavras chaves. O Google Ads faz a leitura das tuas palavras chaves através da sua URL e o tráfego passa nela.

A estrutura de campanha é a mesma, nivel 1, 2 e 3. Os títulos dos anúncios também são criados automaticamente baseado nas urls, buscas e palavras chaves do teu negócio. A única criação sua, será a de meta descrições, que é o que vem abaixo do título do anúncio.

Shopping

Este é o melhor estilo/tipo de campanha para um e-commerce, até porque foi desenvolvida para e-commerce. Como na de pesquisa, aqui existem dois tipos também: O Padrão e o Smart (Inteligente) Shopping.

Campanha de Shopping Padrão (Manual)

Nesta opção deixei bem claro que ela é manual, pois você precisa criar e controlar basicamente TUDO. Escolher produtos, escolher o lance cpc, palavras chaves, localização. e muito mais.

Campanha Smart Shopping

Nesta opção de Shopping, você apenas cria e disponibiliza o seu feed de produtos (xml) e o Google Ads cria todo o resto para você. Aparecendo em diversos locais do google como: Shopping de pesquisa, Estratégia de RLSA, Remarketing Dinâmico, Display Manual, Discovery, Youtube Ads.

Display

Assim como você que quer anunciar, existe o outro lado…. Sites e portais que querem ganhar dinheiro fazendo justamente o contrario. Disponibilizam seus sites, blogs virando parceiros do Google, desta forma, cria-se mais um tip/estilo de campanha no Google Ads.

Anunciar no Display é anunciar em espaços publicitários de outros sites… Se você já viu algum anúncio de remarketing na globo.com ou terra.com em grandes portais… Você acaba de descobrir como, é através do display.

Youtube Ads

Este parece obvio e é mesmo. Imagine você investindo poucos centavos para ter um vídeo bem segmentado no youtube. Por exemplo: Eu quero que meu vídeo seja exibido em sites como estes aqui…(a sua lista de canais).

Discovery

Os anúncios de Discovery são anúncios em Apps e no Gmail. isso mesmo. Você também pode impactar o seu público na caixa de e-mail ou no app dele favorito.

Tipos de Correspondências de Palavras Chaves

Correspondência Ampla – Os Anúncios podem ser exibidos em pesquisas relacionadas a sua palavra chave. Exemplo: Toalha de banho gigante – a palavra chave sem nada, só a palavra chave.

Correspondência de Frase – Os Anúncios podem ser exibidos em pesquisas que incluem o significado da sua palavra chave. Exemplo: “Toalha de Banho Gigante” – a palavra chave com aspas

Correspondência Exata – Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas com o mesmo significado que sua palavra chave. Exemplo: [Toalha de banho gigante] – a palavra chave com colchetes.

Otimizando todos os números

Se fosse apenas ativar e ganhar dinheiro estaria fácil demais né? Então se você quiser se diferenciar neste mundo é preciso ler os números, saber onde quer chegar e fazer os reparos necessários.

Negativando palavras / Termos ruins

A principal campanha é a padrão, nela você vai ter todos os grupos separados e constantemente vai olhar quais foram os “Termos de Pesquisa” que ativaram os teus anúncios.

Muitas vezes foi um termo nada a ver, fora do contexto, esse termo te fez gastar porque teve uns 10 cliques de R$ 1 real, imagina? O que se deve fazer com estes termos? Negativar!

Tanto importante quanto a saber e levantar as melhores palavras chaves do teu negócio é saber quais são as piores palavras. Sabendo isso antes ou otimizando no decorrer do tempo, tanto faz, desde que seja feito.

Deixando o Machine Learning trabalhar

Você sabia que hoje em dia existem um robô literalmente lendo e observando e te indicando melhorias na sua conta? sim, a todo momento. Só que existe algumas regrinhas para que ele tenha uma certa autonomia.

Ter um orçamento 5x o valor do custo por conversão. Exatamente isso. Inclusive essa informação é valiosa e se levada a sério, você terá grandes chances de prosperar no Google Ads. (desde que faça tudo certinho né)

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