Quando o E-commerce Virou Meu Destino8 minutos de leitura

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Em cada jornada ou recomeço dela, esbarramos em muitas dificuldades, normal. Queremos fazer tudo, procuramos fazer o melhor, seja sozinho ou com algumas inspirações. Ter vontade de criar uma estrutura digital muitos têm e eu também tive, essa foi a chamada, o ponto de atenção que tive na minha vida, porém, me deparei com um caminho muito longo e muitas vezes não consegui segurar a ansiedade, queria sempre para o AGORA!

Dedicação ganha o jogo e determina o futuro

Por conta dessa vontade, nunca esqueci o que sempre soube, o meu caminho era trabalhar na internet. Vemos em muitos profissionais a força inserida na frase: “Trabalhe de qualquer lugar” e isso é realmente a melhor chamada. Como tudo nessa vida, para que qualquer projeto dê certo, você precisa deslocar alguma energia. Decido com este rumo, procurei mover meus estudos à área digital.

Trabalhava 10 horas por dia, de domingo a domingo em um Hotel, não tinha tanto tempo e quando havia, simplesmente descansava o meu corpo exausto. Então, no primeiro espaço que tive, em minhas férias, decidi mergulhar 100% neste precioso tempo e oportunidade que estava tendo. Diferentemente das pessoas que pegam seus valores e partem em férias, me tranquei em minha casa, especificamente no meu quarto. Foi ali que tudo começou.

Muitas informações, poucas certezas e muitas dúvidas

A primeira informação que estudei, era que haviam duas formas de se vender na internet, a primeira era vendendo um produto digital e me deparo a partir disso com algumas plataformas deste segmento como: Hotmart, Monetizze e Eduzz. Saiba tudo sobre a venda de produtos digitais neste artigo. A segunda informação que estudei era como vender produtos físicos, fabricar, comprar/revender, fazer Dropshipping, realmente era a hora de enlouquecer, juro que doses de café foram necessárias para o manter o equilíbrio e para me energizar novamente.

Tomei todas e escolhi continuar

Comprei um curso de E-commerce, peguei minha agenda, escrevia cada nova palavra que lia e ouvia. Me deparei com uma metodologia, existem muitas, entendi isso logo cedo, muitos conteúdos e cada um expõe da sua forma e do seu jeito. Tudo bem, eu é que preciso me organizar, assim fiz. Fui a fundo nesta primeira metodologia, consegui executar todas as ações necessárias, me cadastrei no meu primeiro e-commerce aos trancos e barrancos.

Hoje tenho essa leitura, mas lá, ao viver, já estava me achando (risos). Comecei a trabalhar neste ecossistema que é uma plataforma de E-commerce e lá possui diversas configurações a serem feitas, diversas ferramentas para integrar, como formas de envio, pagamento, escolher layout e etc. Decidi tudo depois de mil anos, pois tinha receio de tudo e todos, mas segui e era a hora de lançar a loja.

Como lançar minha loja Virtual?

Com pouca experiência em E-commerce, neste momento imaginei que o lançamento era pegar o link de cada produto e espalhar para os meus amigos no Whatsapp/Facebook para alguns grupos de possíveis compradores dos meus produtos. Sempre ouvi dizer que: “O Marketing Boca boca é o melhor”. Se passaram alguns dias e não sabia nem quantos ou se alguém tinha acessado algum link que enviei, que tristeza! Para cada dor, para cada dúvida e incerteza, procurei o remédio que sempre foi os meus estudos profundos e boas doses de café.

As perguntas soltas em minha mente precisam ser respondidas. Como ver se alguém acessou meus links, quantas pessoas? Então descubro uma ferramenta incrível chamada Google Analytics. Precisava divulgar melhor a minha loja, pois agora controlo os acessos. Descobri que existem duas formas de levar pessoas para o meu site/loja, através de tráfego, gerando um tráfego de pessoas.

Tráfico ou Trafego de pessoas? Ok

A forma que iniciei, achei que era a solução, foi de maneira gratuita, que se chama orgânica, que é uma opção sim, mas descobri que existe forma mais inteligente de se fazer, como trabalhar o SEO da sua loja. Vish, vão começar as siglas, sim e vai acostumando. O que é SEO? Resumidamente, é uma técnica de Otimização para motores de busca, ou seja, para a sua loja rankear (aparecer na lista), por exemplo, no Google, quando alguém busca algo lá.

Outra forma, é pagando por tráfego (Tráfego Pago), um volume de pessoas, mas pagar para quem? As pessoas deste mundo estão conectadas em muitas redes sociais e sabiamente o Facebook e o Google conhecem muito bem as pessoas, graças a grande quantidade de informações que lá deixamos ao nos cadastrarmos. Com isso, Facebook e Google acharam essa forma de conectar pessoas, por um lado pessoas pagam para se conectar a um grande volume de pessoas com tendências a compras ao que é oferecido e quem é impactado com isso são pessoas que realmente tem essa tendência.

Portanto, trabalhando no Facebook Ads ou Google Ads, conseguimos atingir um número muito grande de pessoas e conseguimos segmentar, tentar chegar muito perto das pessoas que realmente querem ou precisam comprar o que você vende.

Não era suficiente, precisava que isso seja a minha rotina

Tive vendas, tive uma experiência muito boa, consegui comprar um sofá com o lucro da minha primeira loja que se chamava Supersharkshop e claro, tinha um tubarão no logo que fiz no Canva e vendia de tudo um pouco. Só de lembrar e escrever isso poderia rir até 2030. Vender de tudo é um erro completamente absurdo e tenho um artigo escrito apenas sobre este tema para clarear as vistas e não cometer o mesmo erro.

Chegava a hora de me desafiar, não bastou um simples período de férias, eu precisava de mais, de trabalhar com pessoas que já estavam no mercado há mais tempo. Sai do hotel e fiquei triste por isso, era o meu ganha pão, em paralelo, meu site começava a engatinhar no mercado digital. Por isso, comecei a contatar de imediato empresas e pessoas que eu seguia nas redes sociais e se posicionavam como especialistas, era exatamente isso que precisava. Contatei com motivação, fui contatado, então começava, naquele momento, a minha profissionalização no E-commerce e no Marketing Digital.

Convivendo com players e tomando decisões

Desde o momento em que fiz a entrevista, sabia que tudo que iria viver e vivi, era extremamente importante para a minha carreira. Comecei no Suporte técnico, tratava com lojistas que tinham diversos problemas com a plataforma, diversos problemas em suas operações e nas suas rotinas. Estava muito empolgado, contatava lojistas, contatava parceiros donos de soluções para e-commerce, convivi com um time de desenvolvedores, sugeri melhorias, especifiquei funcionalidades, até que virei Líder de Suporte Técnico. O convívio com os players do mercado ficou extremamente rotineiro e foi mais uma grande oportunidade para avançar na carreira. A palavra indicadores ganhara um sentido mais claro e real, analisar resultados era minha rotina. Liderei uma equipe que está no meu coração até hoje, consegui realizar o sonho de viver de E-commerce e melhorar a vida da minha família.

Serviço de Consultoria

Dentro da estrutura, ainda havia um lugar que chamava mais a minha atenção e era novamente mais uma chance para avançar na carreira e no E-commerce. Era o setor de Consultoria, onde trabalhando com os clientes, entendendo o seu projeto por completo, conseguíamos alavancar as suas vendas através de um plano de marketing personalizado. Portanto, era o que faltava para se dizer um profissional da área de E-commerce. Juntei simplesmente mais de 13 anos de atendimento/conexão com clientes, conhecimentos profundos de plataforma de E-commerce, habilidades de extrair o melhor de cada projeto, mais o estratégico para criar o meu próprio serviço e atender com muita dedicação e entrega os meus próprios clientes. Ser um Consultor de E-commerce brilha meus olhos, poder ajudar e direcionar meus clientes para o melhor caminho é definitivamente, a minha vida.

Doeu, mas vivo e passo muito bem

Quando decidi rumar para estas bandas profissionais, sabia que ia ter muitas dificuldades, eu não comecei do zero, eu comecei do menos 2 (risos). Os cafés ajudam sim, as pessoas que te amam e acreditam no teu sonho também ajudam e não estou falando de um monte de pessoas e sim as que te amam de verdade. O amor pela internet, o desejo de melhorar de vida e trabalhar de qualquer lugar, sempre falaram mais alto. A cada medo, a cada desafio busquei inspirações. Os filmes foram meus aliados, em qualquer história, eu poderia me inserir facilmente para dizer que tudo é possível. Doeu muito e este é o grande indicador de que você está indo para o caminho certo, portanto, é um indicador positivo do seu sucesso e crescimento constante.

A base do começo do sucesso

Você precisa ser especialista no que vende e conhecer exatamente tudo sobre o produto, sem esses dados você fará uma força gigantesca. Não é possível ter sucesso na internet (ou fora dela) se você não conhecer os produtos e o seu público. Então se você tentar vender sem conhecer o produto ou não sabe bem quem pode comprar, vamos resolver isso, mas rápido! Vender por vender é um sentimento muito raso, é tanto que o público percebe. Você precisa ser o melhor vendedor, mostrar o teu produto e detalhar da melhor forma todos os teus melhores produtos.

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