Alta Taxa de Conversão: O E-commerce Mais Saudável do Mundo11 minutos de leitura

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Entrar para Ganhar o Jogo

Alguns entram sem saber, outros já tem alguma ideia e alguns poucos sabem com clareza que ter um e-commerce é simplesmente controlar todos os números de ponta a ponta, portanto neste artigo vamos abordar o que um empresário / empreendedor busca de verdade ou o que TODOS deveriam buscar.

Seja qual for o canal de vendas, entrar para ganhar significa: Competir e Competir. Existem diversos canais de vendas no mercado e cada um tem sua característica, é preciso estudar e entrar na ideal. Este início faz parte do planejamento e com isso, suas chances aumentam consideravelmente para ter todas as características para vender online.

O Trabalho Árduo de um Consultor

Quando nos deparamos em um projeto novo, logo corremos para entender o status, o nível que o e-commerce e que o empreendedor se encontra. Existem projetos avançados nas mãos de empreendedores ruins e vice e versa. Um empreendedor tem a execução na veia, corre e faz tudo que precisa mas a evolução tem que ser constante para que não fique para trás.

Os números de um e-commerce saudável devem ser analisados logo após a fechamento do contrato do serviço de consultoria, na fase de planejamento.

Principais Métricas do E-commerce

São definitivamente os números que vão te dizer, se está indo bem ou não, se tem que amplificar algo, se tem que começar a fazer um novo processo, se precisa disso ou daquilo. Um e-commerce sendo guiado por achismo é um e-commerce com sorte (se estiver com resultado bom).

Não dependa exclusivamente da sorte, trabalhe com os números certos e terá sim, um resultado bem mais consistente não só uma vez, mas sempre!

Faturamento

Métrica Ideal: Quanto mais Melhor.

Este é com certeza um valor muito importante de se acompanhar, mas não é o único. As Vezes faturamento não representa que você teve um bom resultado. A pergunta é: Quando se gastou para chegar neste faturamento? E então começamos a confrontar alguns dados para ter mais clareza.

O Cálculo a ser feito é: Faturamento Conquistado em Ads / Custo em Ads = Vai chegar no ROAS.


Pedidos Totais

Métrica Ideal: Quanto mais Melhor.

São todos os pedidos feitos independente se foi pago ou não. Com este número, conseguimos confrontar a diferença de pagos e não pagos por exemplo.


Pedidos Cancelados

Métrica Ideal: Estar abaixo de 35% de pedidos cancelados.

É o número de pessoas que fizeram pedidos e por algum motivo ou falta de incentivo não pagaram e até mesmo tiveram algum problema com o cartão de crédito (falta de limite ou erro na operadora)


Pedidos Pagos

Métrica Ideal: Quanto mais Melhor.

Os melhores. Todo o e-commerce precisa é disso. São Todas as Pessoas que passaram por todo o seu e-commerce e realizaram a compra e pagaram. São pessoas maravilhosas essas.


Valor investido em Ads (Anúncios)

Métrica Ideal: Buscar o Equilíbrio entre investido e faturado. Definir na precificação da oferta qual é a o CPA (custo por aquisição) você pode ter para conquistar uma venda.

É o valor final que foi investido tanto em Facebook Ads, Tiktok Ads e Google Ads. Com este número conseguimos saber o ROAS, como mencionado no tópico Faturamento.


Total de Carrinhos Criados

Métrica Ideal: Quanto mais Melhor.

Quantas pessoas chegaram até ao carrinho de compras. Este número é importante para saber se o seu funil está funcionando bem na etapa 2: Visitantes/Pag. Produto > Carrinho.


Total de Visitantes

Métrica Ideal: 3 Mil Visitantes no Mês.

Todas as pessoas que entraram no seu e-commerce no mês. Através deste número vamos fazer diversos cálculos para entender se estamos bem ou não. Taxa de conversão, Todas as etapas do funil, entre outros.


Ticket Médio

Métrica Ideal: Ticket Superior a R$ 100.

Através deste número temos ideia do esforço de expedição, se estiver trabalhando com peças avulsas ou kits e quanta força está fazendo para chegar no seu faturamento atual, visto que, quanto maior o ticket médio mais fácil e rápido você pode escalar.


Diferença de Pagos e Não pagos

Métrica Ideal: Estar abaixo de 35% de pedidos cancelados.

De todos os pedidos realizados o seu e-commerce precisa ter 65% de conversão, consequentemente estar abaixo de 35% de pedidos não pagos.


Taxa de Conversão

Métrica Ideal: Estar Acima de 1,5%

Refere-se a todos os pedidos feitos. Ao cruzar o “Total de Pedidos” com o “Total de Visitantes, você chegará neste valor.


Taxa de Conversão Real

Métrica Ideal: Estar Acima de 1,5%

Refere-se a todos os pedidos feitos e pagos. Ao cruzar o “Total de Pedidos Pagos” com o “Total de Visitantes, você chegará nesta Métrica.


ROAS

Métrica Ideal: Quanto mais Melhor.

Quando se busca desempenho em campanhas publicitárias, se observa o ROAS. Do montante x investido quanto que retornou em reais? Quantas vezes o valor investido ficou o faturamento?

Ao dividir Faturamento vindo de Ads por Custo de Ads, terá este valor.


ROI

O Roi já um pouco diferente, se refere ao resultado não de campanha de publicidade (ads) mas do resultado final mesmo.

Um e-commerce de moda por exemplo tem diversasfontes de tráfego como: Influencer’s, Tráfego Pago, Trafego orgânico, entre outros.

Então o cálculo do ROI fica: TODO o faturamento / por TODOS os custos.

O Funil de Etapas do E-commerce

Precisamos pensar na experiência do usuário no nosso e-commerce, vamos fazer o caminho comum:

Campanhas > Página de produto > Carrinho > Check-out > Pedido Realizado > Pedido Pago.

Para cada etapa existem um número chave, um número que podemos seguir para entender se estamos indo bem ou não. Vamos entrar em cada etapa e citar quais são essas métricas super importantes.

Etapa 1: Entrada de Clientes (Campanhas > Pag. Produto)

Para gerar este tráfego, as mídias pagas ajuda a ter um resultado mais rápido, portanto, vamos considerar elas aqui. Se você tem um origem de trafego boa, como tráfego orgânico ou outro… Considere no funil, metrifique individualmente.

CTR e CPC do Google Ads e Facebook Ads

CTR (Click Through Rate) ideal é de 1,00% – de 100 impressões uma pessoa clicou = 1,00%.

CPC ( Custo por Clique) abaixo de 1 real – Custo Total / Pelo número de cliques.

Etapa 2: Página de Produtos > Carrinho

O cliente foi impactado no seu anúncio e agora ele chega até a página de produto e agora a sua pagina e tudo que tem nela tem a responsabilidade de levar o usuário para a o carrinho e para isso, você deve ter feito um bom trabalho.

A métrica ideal é de uma conversão ode 10% de página do Produto para Carrinho. Veja a importância de ter uma boa descrição, um ótimo vídeo, tabela de medidas, todas as informações necessárias.

Tem gente que se nivela por baixo como: “A meu concorrentes não tem tudo isso, porque vou ter?” Porque você faz o certo, porque tua taxa de conversão nessa página não chegou a 10%. Simples assim.

A regra aqui é quebrar todas as possíveis objeções através de todo e qualquer informativo ou descritivo e conseguir ter uma conversão superior ou igual a 10%.

Tenha uma oferta com condições claras, objetivas para que não haja nenhuma dúvida. Combinado? Que bom.

Na loja física você se depara com um vendedor te falando e te ajudando com todas as informações certo? entenda de uma vez por todas que o seu vendedor no e-commerce é a sua pagina de produto.

Etapa 3: Carrinho > Compra

O usuário se interessou e avançou no nosso funil mas por favor não coloque banner nenhum no carrinho. Retire qualquer desvio de atenção. Mantenha a clareza da oferta, no cálculo de frete e condições de pagamento.

Vale criar um pop-up de saída, quem ter a intenção de saída neste momento pode receber um cupom considerável para continuar o seu funil.

O Check-out e um momento delicado, espero que a sua plataforma de e-commerce seja boa o suficiente para ter feito um estudo e testado diversas opções de Check-out até escolher a melhor.

Ter muita informação assunta, muitos campos nem se fala, é importante ser simples e objetivo aqui.

Sua meta aqui é manter os 10% de conversão.

Etapa 4: Compra > Pagamento

Show, o seu usuário virou um cliente de fato, fechou um pedido mas… Será que ele tá pago? A sua missão aqui é estar acima de 65% de conversão pra ser considerado saudável.

Se não tem orçamento para contratar uma ferramenta de recuperação de boleto e pedidos cancelados? Pois então faça na mão. Coloque alguém entrando em contato e falando com os clientes que ainda não pagaram de fato.

Transformando números em Planos de Ação

Controlar por Controlar não faz sentido algum, se você levanta todos estes dados é para usar, tirar algum proveito, certo? Por isso, entender e traduzir isso em um plano de ação é a próxima etapa.

Por incrível que pareça ou por ser tão apaixonado pelos produtos… Não conseguem seguir pelos números e preferem seguir pelo achismo, pelo amor. (cuidado).

Na vida perfeita de um empreendedor, ele sempre segue o números, fazendo isso com frequência e consistência possivelmente se chega mais perto do êxito.

Quem Trabalha Tem Resultados

Existe uma diferença absurda de quem coopera, entende, arregaça as mangas e executa o que é preciso. É simples, esse E-commerce tem resultados, esse E-commerce melhora constantemente seus processos e consequentemente seus números.

Não são revoluções, muitas vezes é apenas amplificar o que se tem, ajustar e otimizar. Vamos dar exemplos reais desses dados.

Exemplos Reais das Principais Métricas do E-commerce

Uma empresa que iniciou a nossa consultoria em 2020 e estamos juntos até hoje, vamos aos números:

Exemplo Bom de uma Tabela com as principais métricas de um e-commerce

Agora uma empresa que infelizmente não trabalhou e não quis trabalhar ponto a ponto, simplesmente queria passar por cima de tudo, querendo faturar mais e mais. Não trabalhou, o resultado é ter resultados instáveis, deixar a sazonalidade e a gangorra comandar, veja abaixo:

Exemplo Ruim de uma Tabela com principais métricas de um E-commerce.

Exemplos Reais da Etapa de Entrada do Funil

Exemplo bom de entrada de campanha, quase todos os meses com bons resultados.

Exemplo ruim de entrada de campanha (etapa1), quase todos os meses com resultados ruins.

Exemplos Reais da Últimas Etapas do Funil

Exemplo bom de uma empresa que se importa e trabalha. Nem sempre é um mar de rosas, mas se esforçam pra mudar o cenário.
Exemplo ruim. Perceba que o resultado é ruim e nada é feito, não existe melhora e nenhum esforço para tal.

Resumo de Sucesso

Existem uma série de variáveis que determina o seu sucesso. o Seu Mindset, o Seu conhecimento, a sua plataforma, a sua paixão (cegueira), qual melhor mídia, qual melhor canal de vendas, sua consistência e a forma de olhar as coisas = Achismo ou por dados.

Escolha sempre a melhor opção, escolha olhar mês a mês os teus pontos positivos e negativos e tirar disso uma grande lição para o próximo mês. Pouco a pouco você se tornará a referência que sonha.

O meu destino digital, pode ser o seu.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
×

Fale com o Consultor Agora!

× Fale Comigo