Google Analytics – Tomando Decisões Através de Dados5 minutos de leitura

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que é Google Analytics?

É uma ferramenta criada pelo Google capaz de mensurar o tráfego do seu Blog, E-commerce ou Website. Sim, posso considerar que é a ferramenta mais importante do mundo. É onde conseguimos medir com precisão exatamente tudo e qualquer movimento, claro, desde que configurado corretamente. Como qualquer inteligência do Google, ela tem seus níveis, do básico ao avançado.

Onde usar o Google Analytics?

Já que dei um spoiler logo de início, vou concluir o raciocínio. Hoje em dia, qualquer plataforma utiliza por padrão o Google Analytics. Seja Blogs, Plataformas de E-commerce e Websites em geral. Cada ambiente contém sua central de ajuda para auxiliar, então fique tranquilo, você encontrará um passo a passo do Analytics em qualquer serviço que esteja utilizando.

Quando usar o Google Analytics?

Tem gente que não conhece, que não chega no seu entendimento logo de cara, logo de início. Sempre gosto de lembrar que cada um possui uma evolução, é pessoal. Eu mesmo tinha noção do Google Analytics, porém não era a hora de entender, sempre focava no que precisava para o próximo mês. Fui absorvendo conteúdos e os colocando em prática, de acordo com o que era mais importante. Quando comecei de fato a investir meu dinheiro, queria saber onde estava o investimento, foi então que conheci o Google Analytics. A minha dica é: use desde o início. Alguns conseguem ter um entendimento mais claro logo no início, eu, sinceramente, só consegui perceber a importância da ferramenta no decorrer das atividades, na prática!

Por que usar o Google Analytics?

Sua loja não vai bombar do nada. Todo o seu trabalho vai ser observado nos painéis do Analytics, seja ele: tráfego orgânico – que é mais manual ou tráfego pago – que é mais assertivo e técnico. Você gosta de Gráficos? Se não gosta, talvez essa seja uma boa oportunidade para aprender sobre. Comparar performance de tráfego de um mês para o outro é uma maravilha. Sim, se eu usei essa palavra é porque é. Olhar todas as origens de tráfego, tipo: “Caraca, esse mês teve muito acesso orgânico e teve muita venda de volume”.

Público Alvo

Nesta área você pode se aproximar da tua persona, do público que mais te acessa. Faixa de Idade, Sexo, Estado e muito mais. Todos esses dados acabam sendo valiosos no decorrer do tempo, tanto que é a primeira coisa que se faz quando se planeja investir. Todo o esforço financeiro acaba sendo direcionado para quem mais compra – e tem que ser assim.

Aquisição

Aqui é possível ver a origem do seu tráfego. Este menu é um dos mais acessados junto aos seus submenus: Todo Tráfego, Google Ads, Search Console, Redes Sociais e Campanhas.

Comportamento

Não contente em rastrear o tráfego a ferramenta vai além, podendo ver fluxos de ações por página, podendo configurar eventos para que depois você entenda o comportamento do seu potencial cliente ou então já cliente.

Conversões

Você consegue definir o que é uma meta: qual é a sua meta? Se deseja que a meta seja no “carrinho de compras” ou na “página de obrigado” ou em qualquer lugar no Analytics você define. Pode acompanhar um funil e entender em que parte os teus clientes mais abandonam, gerando assim, ações de melhoria constantes em busca de uma taxa de conversão maior.

Como usar o Google Analytics?

Tudo que você precisa fazer é criar uma conta aqui: https://analytics.google.com/
Claro, depois tem mais alguns passos que dependem do seu Blog, Plataforma de E-commerce ou Website que você utiliza. A própria ferramenta facilita muito seu uso, gerando um código, é só clicar aqui (Área em azul):

Logo, abre essa tela, onde conseguimos observar com clareza o código que identifica sua conta (em azul, onde fica o código):

Mostrando o caminho dentro da Ferramenta Google Analytics.
Mostrando o caminho dentro da Ferramenta Google Analytics.

Se não conseguir, pode seguir este caminho: Configurações > Definições de Propriedade > Id de Acompanhamento. O código estará logo abaixo. Copie o código e tente configurar em seu ambiente (seja ele blog, plataforma de e-commerce ou Website). Se você tiver alguma dificuldade, basta entrar em contato com o suporte de sua respectiva plataforma (seja ele Blog, E-commerce ou Website).

Quem deve usar o Google Analytics?

Todo e qualquer profissional/empreendedor que quer viver ou vive de internet. Essa foi uma parte do texto que pensei em tirar, porque a ferramenta é tão essencial que é loucura não usar, na verdade não é nem loucura, você apenas não entendia bem, e por isso escrevi tanto aqui, pra te ajudar.

Quanto custa o Google Analytics?

Totalmente de graça! Ela só é complexa, mas quando você estuda e pratica fica bem mais fácil. E aí minha/meu amiga(o), já era. Você se apaixona perdidamente, salva nos favoritos e tudo.

Espero ter te ajudado com essa ferramenta maravilhosa chamada Google Analytics.
Esse é o Meu destino digital e pode ser o seu também 🙂

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
×

Fale com o Consultor Agora!

× Fale Comigo